CPI da Merenda não deve perder o foco

Por cecilia | 16/05/2016

Após a ocupação dos estudantes secundaristas, a base do governo na Assembleia Legislativa apresentou um novo pedido de CPI da Merenda nesta terça-feira, 10/05. Segundo informado pela bancada governista, o pedido já conta com o número de assinaturas necessário para protocolo. 

 

A CPI da Merenda foi originalmente instituída pelo Deputado Estadual Geraldo Cruz, enquanto foi líder da bancada do Partido dos Trabalhadores, na Alesp. O pedido do parlamentar petista precisava de apenas mais cinco assinaturas para ser instalada, no entanto, a oposição abriu um pedido paralelo ao já existente.  

 

"A questão não é de quem partiu o pedido, porém, caracterizamos essa pedido como chapa branca. De todo modo, vamos assinar, para garantir assento na CPI e acompanhar toda o processo. O que nos interessa é o resultado final", afirmou Geraldo Cruz.


Para o deputado, "é inadmissível faltar merenda nas escolas para os estudantes. Para muitas crianças, a merenda escolar é a principal refeição do dia. Não podemos permitir que tirem o alimento dos nossos estudantes". 


RELEMBRE O CASO

A Operação Alba Branca foi deflagrada em janeiro deste ano pelo Ministério Público e Polícia Civil para apurar desvio e pagamento de propina a agentes públicos, políticos do governo do Estado e prefeituras em contratos firmados com cooperativas. Entre os citados na investigação, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, funcionários e agentes públicos ligados ao governo do Estado.


Desde fevereiro a Bancada do PT, por iniciativa do então líder Geraldo Cruz, iniciou a coleta de assinaturas para instalação da CPI da Merenda, por entender que é papel dos deputados investigar as denúncias que envolvem o Poder Executivo. De lá para cá, foi um intenso processo de debate e obstrução dos trabalhos legislativos numa clara tentativa de esvaziar o tema no Parlamento e na opinião pública. 

Foto: Tatiana Santiago/G1