Deputado prestigia seminário para idosos em Embu das Artes

Por | 2/05/2012

O deputado estadual Geraldo Cruz participou do seminário promovido pelo mandato popular da vereadora Ná, no dia 28, com a presença de quase 200 idosos moradores de várias regiões de Embu das Artes. Durante o evento a vereadora apresentou dois projetos de lei beneficiando os idosos. O primeiro autoriza o poder Executivo a criar o Fundo Municipal do Idoso (FMI), que terá finalidade de apoiar financeiramente os programas, projetos, serviços e as ações das entidades e instituições voltadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos do idoso, assim como o estudo, a pesquisa e garantia dos direitos prescritos na legislação.

 O segundo projeto que será apresentado pela vereadora autoriza a criação do Fundo Municipal para os Jogos Cooperativos da Terceira Idade, que acontece há oitos anos com a participação de várias cidades da região e tem a finalidade de incentivar a prática de esportes e atividades culturais entre os integrantes da melhor idade.

 A vereadora Ná reafirmou seu compromisso de atuar em favor do fortalecimento das políticas voltadas para atender a população de idosos do município. Emocionada ela lembrou que desde o período em que presidiu o Fundo Social atuou em favor da terceira idade. Atualmente, segundo dados do IBGE a cidade tem 16.496 idosos sendo 9.167 mulheres e 7.329 homens. A população total estimada do município é de 242.502 habitantes.

 O IBGE estima que em dois anos a população de idosos da cidade deverá aumentar em 9.526 pessoas somando um total de 26.022 idosos a partir de 60 anos. Além do aumento da população na chamada terceira idade outra característica apontada pelas estatísticas do IBGE é a longevidade ser mais frequente entre as mulheres. Em todas as faixas etárias a partir dos 60 anos as mulheres são a maioria.

 No seminário o deputado estadual Geraldo Cruz falou do desafio que vai iniciar na Assembleia Legislativa visando reunir mais de 1,5 milhões de assinaturas a fim de apresentar uma lei de iniciativa popular visando fixar em 60 anos a idade para ter direito ao benefício de gratuidade no transporte público por meio do uso de uma única carteirinha.

 “Fizemos uma audiência pública sobre transporte e vamos começar discutindo essa lei do bilhete de 60 anos, mas sei que as dificuldades são muitas e em várias áreas como a saúde por exemplo”, declarou Geraldo Cruz. “Vamos fazer uma lei para obrigar Estado de São Paulo a adotar carteira única de gratuidade no transporte para os idosos”, emendou.

 A aplicação dos recursos provenientes do Fundo Municipal do Idoso será orientada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), composto por 12 membros sendo 6 representantes da sociedade civil e outros 6 representantes do governo municipal.

 A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cida Gianini, saudou a iniciativa da vereadora e alertou para a necessidade cada vez mais evidente da sociedade se preparar para receber os idosos. Ela ainda orientou que é preciso combater o pensamento comum de que os idosos são “coitados ou incapazes”.

 “Há uma nova realidade nascendo. As pessoas estão vivendo mais e o grupo chamado de terceira idade só aumenta. Temos que encontrar meios de aprender e valorizar mais essas pessoas”, disse ela, lembrando que Embu das Artes é uma das cidades mais avançadas na implantação de políticas públicas para os idosos.