Geraldo Cruz quer audiência urgente com secretário da Saúde

comissao_saude

Por | 7/11/2012

O deputado Geraldo Cruz, participando da reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (7/11), questionou o secretário Giovanni Guido Cerri, da pasta da Saúde, sobre a marcação de audiência para tratar de questões relativas ao desenvolvimento de estrutura e atendimento à população, em especial nos municípios de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.

“O governo do estado de São Paulo está em débito com nossa região, em todo o Conisud, deixando de atender dignamente os pacientes e com falhas graves de instalações, equipamentos e pessoal. Por isso, exijo a marcação imediata de audiência na secretaria da Saúde para tomarmos medidas que erradiquem esse grave problema”, disse o parlamentar. O secretário garantiu que, ainda este ano, irá viabilizar esse encontro.

O deputado irá mobilizar prefeitos da região sudoeste, responsáveis pelas OSs e profissionais da saúde para essa audiência, “pois precisamos trazer essa discussão para a sociedade civil como um todo, em que todos possam participar e opinar”, comentou.

Geraldo Cruz vem denunciando casos de violação ao direito à saúde, como a demora em mais de dois anos para a realização de exames, óbitos em virtude da falta de atendimento; falta de profissionais, entre outros problemas.

Encaminhou solicitações ao governo estadual pedindo medidas urgentes para a ampliação do Hospital Geral do Pirajussara e construção de um novo hospital geral na cidade de Embu das Artes e apresentou emendas ao Orçamento estadual prevendo verbas para essas obras na área da Saúde. “Mas a resposta do governo tucano sempre é não”, lamenta o deputado, “pois este é um governo que não gosta de gente e está a serviço da elite do estado”, afirma.

A elevação do número de leitos na região demanda espaços de tempo distintos e tem de acontecer em curto, médio e longo prazo. Como a ampliação do HGP e um novo hospital na região são medidas de longo prazo, a solução, de acordo com o parlamentar, em curto/médio prazo seria a construção da Maternidade Regional de Gestão Estadual.