Ministro Mercadante vai participar de Audiência Pública na Alesp

convite_mercadante

Ministério da Educação trabalha para democratizar acesso à Universidade

Por | 7/03/2013

Os mecanismos de democratização do acesso à Universidade no Brasil, a partir das políticas públicas do Governo Federal, serão o foco da Audiência Pública, que contará com a presença do Ministro Aloizio Mercadante, lideranças da comunidade educacional, movimentos sociais, estudiosos, lideranças partidárias, vereadores, prefeitos e deputados estaduais. 

A reformulação e consolidação do Enem, como um sistema de avaliação e classificação dos calouros às universidades públicas e privadas, estimulou a qualificação do ensino médio. Somado a isso, foi desenvolvido pelo Ministério o Sisu, Sistema de Seleção Unificada, que possibilitou mais de 100 instituições de ensino público oferecer 129 mil vagas aos estudantes brasileiros. 

Articulada a estas ações, o Ministério instituiu o ProUni, que a partir de 2004 concedeu um milhão de bolsas de estudo de 50% ou integral para alunos de baixa renda. Outro meio de viabilização de acesso à universidade que passou por renovação é o novo Fies, que, nos últimos dois anos, firmou 600 mil contratos de financiamento às instituições privadas de ensino superior.  

E a última inovação e avanço do Ministério da Educação prol à democratização do acesso à Universidade é a política de cotas, definida pela reserva de 12,5% das vagas das instituições e universidades federais, com base no critério raça e cor, de acordo com os dados estatísticos do IBGE. 

A meta do Ministério é até 2016 oferecer 50% das vagas das instituições e universidades federais para os cotistas.  

Estas são algumas das ações governamentais que comporão o roteiro de debate do ministro, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 11 de março, a partir das 14h30, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Informações do site PT Alesp