Geraldo Cruz quer maior transparência em programa de bolsas de estudos de Alckmin

Por cecilia | 9/12/2015

A bancada do governador Geraldo Alckmin na Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou de última hora o Projeto de Lei (PL) 1216 de 2015 que trata do Programa de Qualificação Profissional e Transferência de Renda “Via Rápida”, nas modalidades “Via Rápida Emprego”, “Via Rápida 18”, “Via Rápida Expresso” e “Via Rápida Econômico”.

Apesar de tratar como transferência de renda um programa de bolsas de estudos, o que de qualquer maneira deveria ser motivo de alegria para a bancada petista que carrega em sua história o maior programa de distribuição de renda do mundo, o PL não é transparente na forma como essas bolsas poderão ser requisitadas.

“Na verdade parece que a intenção do governo é transferir dinheiro público para as empresas privadas de educação. Sabemos que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação tem plenas condições de prestar esse serviço através de uma rede de órgãos e entidades da Administração Pública já estabelecida”, explicou o líder da bancada do PT, deputado Geraldo Cruz.

Com o objetivo de tornar transparente o processo de seleção e o destino das verbas públicas, Geraldo Cruz apresentou cinco emendas de pauta, porém, todas as emendas apresentradas para melhoria do Projeto foram rejeitadas. "Temos feito mesmo como minoria uma oposição coerente com os principios de defesa do trabalhador. Mas a bancada governista na Alesp age de forma irresponsável anulando a oposição", finalizou o líder. CB